segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Biologia Marinha

A biologia marinha é um dos ramos da biologia e da oceanografia, resultando da profundidade destas duas áreas científicas, que se dedica ao estudo da vida nos mares e nos oceanos, assim como aos fenómenos que a afectam e condicionam.

De forma a atingir os seus objectivos, a biologia marinha recorre a diferentes campos de investigação e de estudo, pois estes em conjunto permitem uma caracterização completa das várias formas de vida, assim como uma completa caracterização do meio aquático, logo, das condições do meio em que habitam os seres vivos marinhos. Por exemplo a sistemática, a fisiologia, a etologia, a zoologia, a botânica marinha e a microbiologia, entre outras, englobando ainda outras áreas, como a hidrologia, a hidrografia e a meteorologia, fundamentais para uma completa caracterização do meio aquático.

Actualmente, os oceanos apresentam um papel duplo para as sociedades humanas. Por um lado, devido ao grande volume de água que os constitui, à sua agitação e composição físico-química, os oceanos têm sido usados como vazadouro de imensos esgotos urbanos e industriais, por outro lado, devido à sua grande riqueza em termos da fauna. Esta exploração dos oceanos, em termos tão contrários, gera desequilíbrios difíceis de evitar, sendo assim, facilmente se compreende a importância do papel de monitorização constante dos ecossistemas marinhos, desempenhado pela ecologia marinha.

A biologia marinha gere também conhecimentos passíveis de serem utilizados por vários ramos da ciência aplicada, como a aquacultura de peixes, mariscos e algas, componentes importantes para a dieta alimentar humana.

1 comentário:

  1. acho muito lindo essas coisas qro ser uma tbm quando crecer qro ser uma biologa cuidar de animais incriveis tenho apenas 15 anos mais quem sabe até lá uns 20 anos estarei ja entrando em um curso de biologia sobre os animais sobre o mar.

    ResponderEliminar